
ORIGINAL DE 1920

As edições fac-similares, geralmente de primeiras edições de obras esgotadas ou de difícil acesso, resgatam para os leitores experiências estéticas de época, facilitam a vida de pesquisadores e garantem grande deleite para bibliófilos.
Dicionários brasileiros traduzem a expressão latina “fac-símile” para “fazer igual”. Uma edição fac-similar é, portanto, aquela que reproduz com fidelidade fotomecânica uma outra edição, mantendo integralmente todas as suas características: composição tipográfica, ilustrações e mesmo cores, sem margem para qualquer supressão ou acréscimo. Com o avanço dos scanners, as matrizes para reprodução vêm ganhando qualidade inaudita, como as usadas na edição de O Sacy.
Desde 1982 que a obra de Lobato não recebia um tratamento tão especial de uma edição fac-similar. Naquele ano, celebrando o centenário do nascimento do escritor, o bibliófilo José Mindlin nos legou o fac-símile de A menina do narizinho arrebitado, primeiro livro infantil de Monteiro Lobato. Com o passar dos anos, essas edições fac-similares atingem um valor considerável no mercado livreiro.